Arquiteta Mayra Lopes dá dicas para a elaboração de espaço diferenciado em hotéis

“Por conta dos grandes eventos internacionais nos próximos anos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, o Brasil atrairá turistas de diversos lugares do mundo. Para atender a esta demanda, os hotéis precisam estar muito bem preparados em questão de infraestrutura e oferecer diferenciais para agradar aos visitantes. Afinal, já se foi a época em que serviços tradicionais, como alimentação e atendimento especializado, bastavam. Hoje, esses itens são básicos. Uma opção de entretenimento e lazer tornou-se necessária.” diz a arquiteta Mayra Lopes, que projetou o Bar Camarote Vip na Casa Cor São Paulo.
Este espaço é um excelente exemplo de lugar para encontrar amigos, conversar, assistir aos jogos e apreciar uma bebida. Além destes aspectos, possui um cenário totalmente aplicável a hotéis, com uma decoração diferenciada e elegante, que, apesar de prezar pelo conforto, não abre mão de referências artísticas e de ousadia.
O interessante é que o hotel disponha de um espaço perfeito para momentos de descontração e relaxamento, com referências da cultura local – o que garante um melhor aproveitamento do tempo de estadia, principalmente a hóspedes que desejam relaxar em ambientes próximos de suas suítes/quartos. Diferentes atrações no local também são diferenciais.
Para a elaboração de um projeto nesse perfil, Mayra aconselha que o ambiente esteja disposto próximo à recepção do hotel para causar certo impacto aos visitantes. Também ensina os passos a serem seguidos: primeiro é necessário decidir a sua função. Poderá ser, por exemplo, um bar ou um salão com festas temáticas. Em seguida, definir quantas pessoas este espaço comportará, e o número de assentos, de modo a obedecer sempre as dimensões mínimas de circulação – para que ofereça conforto e segurança. Por fim, a arquiteta ressalta a escolha do estilo da decoração, o que delineará os modelos do mobiliário, tecidos, iluminação, objetos e cores.
Mayra Lopes indica ainda a utilização de acabamentos que facilitam a manutenção e tenham maior durabilidade, e o capricho nos tecidos, pois são fáceis de instalar e possuem baixo custo. Além disso, aponta a possibilidade de se desenvolver uma ambientação cenográfica. Uma dica é utilizar fitas de RGB, que contêm um leque de cores reguláveis, dessa maneira pode-se mudar a iluminação de acordo com a cor da bandeira de cada país, o que também acrescenta uma atmosfera tecnológica ao lugar.
Para se inspirar e obter mais dicas de decoração, visite o Bar Camarote VIP, em exposição na Casa Cor até o dia 21 de julho, no Jockey Club de São Paulo.

Deixe um comentário