Cozinhas de cara nova

Assim como mudam nossos hábitos e nosso estilo de vida, mudam as nossas casas. A cozinha é um ótimo retrato disso. Com o tempo curto, esse ambiente ganha um papel mais social que de serviço. Enquanto o prato é preparado, amigos e familiares se reúnem na cozinha para colocar o papo em dia.

Nesta cozinha, a designer Laura Santos lançou mão de quadros com a temática Paris. Algo, até pouco tempo, pouco usual nesse tipo de espaço (Foto: Osvaldo Castro)

“É importante pensar que, hoje, as cozinhas fazem parte da ala social da casa e são usadas para receber os amigos em um clima mais intimista ou, então, para juntar a família em um bate papo gostoso enquanto a comida fica pronta”, reforça a designer de ambientes Fabiana Visacro.

Diante desse novo contexto, além de iluminação e mobiliários diferenciados, as cozinhas estão ganhando belos adornos que ajudam a personalizar ainda mais esse espaço. “Quadros e livros de receitas, garrafas de vinho, imagens gastronômicas, obras de arte, enfim, tudo isso pode estar presente adornando as cozinhas junto dos equipamentos como batedeira, liquidificador, torradeira e outros. Tudo misturado em grande harmonia”, comenta o arquiteto Luis Fábio Rezende de Araújo.

O arquiteto Luís Fábio Rezende de Araújo enfatiza que o uso de pratos decorativos nas cozinhas voltou com tudo no décor (Foto: Daniel Mansur)

Pratos com estampas coloridas e criativas também ganham espaços nas paredes das cozinhas. Essas peças, tradicionais na década de 1990, voltaram com tudo e podem remeter às lembranças de viagens ou imprimir o gosto pessoal dos moradores.

Deixe um comentário