Livro sobre designer Jorge Zalszupin é lançado em Goiânia

  • (Foto: Divulgação)
O trabalho e a trajetória do designer Jorge Zalszupin, considerado um ícone do móvel brasileiro moderno, são tema do livro escrito pela filósofa e professora da USP, Maria Cecília Loschiavo dos Santos, que será lançado em Goiânia, nesta terça-feira 26/08, às 19h30, no Armazém da Decoração. O design moderno no Brasil é o primeiro título publicado sobre a obra do fundador da L’Atelier.
O móvel brasileiro moderno, produzido especialmente nos anos 1950 e 60, é saudado no mundo todo por sua apropriação elegante de elementos como a madeira de lei, a palhinha, as formas curvas. Um de seus criadores mais produtivos foi o polonês naturalizado Jorge Zalszupin.
Ilustrado com cerca de 300 imagens, entre reproduções de catálogos, anúncios de época e fotos atuais, o livro escrito por Maria Cecília Loschiavo dos Santos, professora titular de design da FAU/USP e uma das grandes especialistas do assunto, reúne textos que contextualizam a produção do designer e contam a história da L'Atelier, pioneira na produção industrializada do móvel moderno brasileiro, nos anos 1960, e também no uso intensivo de design em produtos de plástico nos anos 1970.
Há ainda verbetes ilustrados sobre 34 linhas de móveis do designer e, por fim, um capítulo sobre a reedição da obra de Zalszupin e sua inserção nas formas de produção e nos ambientes contemporâneos. O livro é concluído com um contraponto afetivo: um ensaio fotográfico na casa do designer, ainda vivo aos 94 anos.

Serviço:
Lançamento em Goiânia:
Jorge Zalszupin: design moderno no Brasil
26 de agosto, 19h30
Armazém da Decoração (Avenida 90, 174, Setor Sul)

Deixe um comentário