CULTURA - 08/11/2019

Com acervo diversificado, Arte Plena Casa Galeria abre no Setor Sul


A Arte Plena Produção em Cultura abre, no próximo sábado (9), um espaço plural de arte: Arte Plena Casa Galeria, um projeto que nasce respaldado pela atuação da empresa de produção na capital e no Estado, especializada em projetos e eventos eminentemente culturais, com foco em artes visuais, cuja premissa é atuar na implantação e produção cultural, com ética e profissionalismo e foi pioneira em várias iniciativas no meio artístico. Desde sua fundação, se esmera em promover a cultura na cidade, com envolvimento direto na implantação e execução de diversos projetos culturais, como a Mostra Múltiplo Leminski, a Mostra de Arte Urbana no Brasil Central, o Seminário Nacional Os Campos das Artes, MOVA- Movimento de Ocupação Visual Artístico, Cow Parade e, mais recentemente, a FARGO- Feira de Arte Goiás.

“A galeria será um espaço de negócios em arte, mas, antes disso, um espaço de conceito”, explica Sandro Tôrres, um dos sócios, ator, escritor, artista visual, produtor e Mestre em história. A ideia é contar com essa credibilidade de mercado adquirida nos 12 anos de atuação e reunir tudo em um só lugar: galeria, escritório de arte e arquitetura, espaço de formação e encontros. Sandro acrescenta: “Além do acervo diversificado, com uma gama de serviços, contamos com a credibilidade da classe artística. Podemos oferecer ao público, portanto, propostas exclusivas de produção, como séries especiais de obras, tiragens exclusivas, momentos de encontro com os artistas, orientação profissional para potenciais colecionadores e compradores de arte em geral”.

Ao lado de Sandro Tôrres, a produtora executiva da empresa, Wanessa Cruz, administradora de empresas, responsável pelas estratégias e contatos com parceiros. Completa o time Arte Plena a arquiteta urbanista Anna Carolina Cruz, designer, responsável pela expografia dos projetos.  O trio se diz pronto e afinado para essa nova etapa da empresa, uma reinauguração do formato de portas abertas ao público, já que a Arte Plena começou em 2007 como um espaço cultural misto, na Rua 88, endereço que sediou exposições, pocket shows e festas temáticas. A galeria continua na região do Setor Sul, mas agora na Rua 89, local estratégico, considerando se tratar de um dos bairros mais charmosos da capital e com notória vocação para a cultura, de particularidades geográficas com suas vielas e praças, além de sua posição estratégica, margeado pelo que há de mais nobre na cidade.

Sobre a nova galeria, Wanessa Cruz comenta: “O conceito de galeria vai além de um espaço com paredes cheias de quadros. Claro que a principal finalidade de uma galeria é o comércio de obras de arte, mas o papel de uma galeria no Brasil transcende o aspecto comercial e passa a atender uma demanda reprimida de espaço de discussão, disseminação, exposição e produção de arte. Quanto mais conceituada a galeria, maior a responsabilidade com o cenário da produção cultural, primeiro com o fomento da produção artística, segundo com o trabalho de formação, ação educativa, registro, difusão e manutenção de acervos, tanto para o mercado primário quanto secundário da arte”.  

A Arte plena Casa Galeria vai abrir as portas com uma coletiva de artistas dos mercados primário e secundário, alguns consagrados e outras apostas a colaboração do curador Gilmar Camilo - Diretor da Vila Cultural Cora Coralina – para compor a lista. Não há estilo definido de arte na galeria; a pretensão é, segundo os sócios, trabalhar com artistas profissionais de qualidade e comprometimento com a carreira. Fazem parte da exposição inaugural nomes nacionais como Daniel Acosta, Aldemir Martins, Carlos Scliar, Almandrade, Rubem Valentim, Guilherme Calegari, Fayga Ostrower, Emanuel Araújo, Inos Corradin e locais como Pitágoras, Marcelo Solá, Rogério Milani, Adriana Mendonça, Sandro Tôrres, Rodrigo Flávio, Flávia Fabiana, Juliano Moraes e outros.  A exposição permanecerá aberta à visitação de segunda a sábado, paralelamente ao bureau de negócios e produção. 

Wanessa Cruz, Sandro Tôrres e Anna Carolina Cruz inauguram no dia 9 de novembro a Arte Plena Casa Galeria (Foto: Divulgação)

Exposição Coletiva Casa Galeria
Local:
 Arte Plena Casa Galeria – Rua 89, 546, Setor Sul
Abertura: 09/11/2019, das 10 às 16h
Horário de visitação e funcionamento:
Segunda à Sexta – 10 às 12h/ 14 às 19h
Sábado – 10 às 13h

Veja também