GASTRONOMIA - 17/01/2020

Dia Mundial do Queijo: conheça a história da iguaria repleta de sabor e aromas


Imagem: site Tirolez

Em 20 de janeiro, é celebrado o Dia Mundial do Queijo. Que tal conhecer mais sobre a história do queijo? Com mais de seis mil anos, a sua origem é desconhecida, mas há uma lenda muito propagada de que o alimento foi produzido acidentalmente. Um mercador árabe saiu para cavalgar sobre o sol escaldante com o seu cantil, um recipiente para armazenar líquidos. Curiosamente, foi levado leite para matar a sede. Horas depois, ao tentar se refrescar, o mercador notou que aquele leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado e uma porção sólida, o queijo. 

Para se fazer bons queijos são necessários anos de experiência. São muitas variáveis envolvidas - algumas bem técnicas -, das quais se podem destacar, principalmente, a qualidade do leite utilizado e o tempo de maturação. Ricos em proteínas, vitaminas e minerais, esses alimentos oferecem diversos benefícios para a saúde. Consumi-los com frequência é indicado, já que são reconhecidos por oferecer proteínas, além de uma quantidade importante de micronutrientes, principalmente o cálcio, além das vitaminas A, B2 e B12 e minerais, como o zinco e o selênio.

O queijo se diferencia ainda por ser versátil, valorizando pratos e ressaltando sabores. Ao utilizá-lo para gratinar pratos, por exemplo, a experiência se torna completamente diferente, com um toque adicional de crocância na superfície, além de que o prato fica de dar água na boca. Mas você sabe como gratinar? A Tirolez dá três dicas fundamentais para quem quer aprender como gratinar:

  1. Preaqueça o grill do forno até o metal ficar incandescente para acelerar o processo de dourar e evitar que o alimento passe do ponto;
  2. Pincele levemente os alimentos com óleo para acelerar o ganho de cor e aumentar os sabores. Limpe qualquer excesso para evitar que bolhas estourem;
  3. Coloque a superfície do alimento perto do elemento de aquecimento, a cerca de 2,5 cm de distância, e verifique com frequência, assim que começar a ganhar cor, ou a cada minuto. Vire ou retire o alimento assim que obter a cor desejada. Se necessário, termine o cozimento dentro do forno com o grill desligado.

 

Veja também