Onodera lança pesquisa sobre a Beleza da Mulher Brasileira

Para comemorar seus 30 anos de fundação, a Onodera acaba de lançar o resultado da pesquisa “A Beleza da Mulher Brasileira”, realizada com cerca de 3.500 mulheres das classes A, B e C, entre 18 e 60 anos. Com o objetivo de conhecer melhor o público feminino e seus desejos e pensamentos em relação à beleza, a Onodera contratou a Sophia Mind – uma das mais renomadas empresas de pesquisa sobre o universo feminino, que ouviu as opiniões das entrevistadas e tabulou preferências, diferenças regionais e de classes sociais, os itens mais importantes do consumo, além da influência da satisfação com a beleza nas relações das mulheres com seus parceiros, família e trabalho.
Algumas das revelações da pesquisa são:
1- A satisfação com o corpo
92% das mulheres acreditam que outras pessoas reparam em seus defeitos físicos.
Apenas 8% das mulheres estão totalmente satisfeitas com seu corpo.
As duas partes do corpo que mais incomodam as mulheres são: a barriga (69%), os seios (46%) e, em terceiro lugar, os glúteos (26%).
53% das mulheres consideram que estão acima do peso ideal.
29% delas gostariam de fazer algo diferente nos cabelos.
Entre os maiores temores da mulher em relação à beleza estão: medo de engordar, em primeiro lugar (36%), sinais do tempo (17%) e flacidez (13%).
Os momentos em que os “defeitos” mais atrapalham envolvem o relacionamento com os homens: relacionamento com parceiro, sexo ou conquista.
Comparando as classes sociais, as mulheres da classe AB gostam mais de seus cabelos, enquanto as da classe C têm preferência pela boca, seios e bumbum.
Os defeitos e insatisfações com o corpo atrapalham mais a classe AB do que a classe C.
2- Hábitos e Consumo
Entre os produtos de beleza mais consumidos, foram apontados os seguintes (por ordem de importância): Produtos para cabelo, Perfume, Hidratante, Batom, Produtos antidade e Maquiagem.
Dentre as mulheres que já fizeram tratamentos estéticos, os mais populares são drenagem e massagens (corporais) e limpeza de pele (facial). A esfoliação foi feita por 36% das mulheres tanto no corpo, quanto no rosto.
Os tratamentos já realizados pelas mulheres por ordem de importância são: Drenagem (60%); Massagem (60%), esfoliação corporal (36%), Manta térmica (16%) e tratamentos com ultrassom (15%).
As clínicas de estética são os estabelecimentos mais utilizados para esses tipos de tratamentos (34%). Salões de beleza (26%) e consultórios médicos (17%) também são freqüentados.
2-Conceitos de Beleza
I. Beleza e características pessoais
Apesar de percebermos, nas questões anteriores, que a maioria das mulheres está insatisfeita com a aparência, 87% das mulheres se acham bonitas.
Beleza é mais do que aparência física. Para 88% das mulheres, beleza envolve também características pessoais.
As características mais mencionadas pelas entrevistadas como importantes para influenciar na beleza são: auto-estima (32%), se sentir bem consigo mesmas (30%) e saúde (14%).
As características pessoais são mais importantes do que as físicas para 55% das mulheres. Para outras 44% , características pessoais e físicas possuem o mesmo peso.
II. Beleza e sua influência nas relações
A beleza influencia nas relações do dia a dia das mulheres, seja com o marido ou parceiro, colegas do ambiente de trabalho ou relações profissionais, amizades e com os filhos:
98% das mulheres acreditam que sua relação com seu parceiro sofre interferências relacionadas com a beleza e o bem estar. Para este tipo de relação, as maiores preocupações são: Emagrecer (25%), estar bem disposta (24%) e eliminar gordura localizada (16%).
97% das mulheres acreditam que sua relação profissional sofre algum tipo de interferência quando algum aspecto de beleza ou bem estar não está bem. Nesse caso, as maiores preocupações são: Estar bem disposta (28%), estar bem vestida (18%) e Emagrecer (13%).
88% das mulheres acreditam que suas relações de amizade sofrem interferências relacionadas com a beleza e o bem estar: 18% querem estar bem dispostas; 17% querem parecer simpáticas; 14% desejam emagrecer (para serem melhor aceitas no grupo).

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