CASA - 22/06/2020

Nando Nunes fala sobre maturidade, valores e seu novo posicionamento profissional



Alice Galvão

O compromisso de Nando Nunes enquanto profissional é claro: colocar arte e técnica a serviço da valorização da essência humana (Foto: Tobias Ragonesi)

Já dizia Le Corbusier, no início do século XX: “Arquitetura é um estado de espírito, não uma profissão”. Naturalizado francês, o arquiteto, urbanista, escultor e pintor suíço já preconizava o que, em 2019, seria constatado por Nando Nunes ao avaliar as mudanças provocadas por quase 15 anos de trabalho, materializadas em um novo escritório. Localizado no 13º andar do Edifício New World, o ambiente foi cenário da entrevista descontraída que o profissional concedeu à Zelo.

A mudança de endereço, segundo Nando, foi apenas o resultado natural de um novo olhar do artista sobre a vida. “Eu mudei muito como pessoa e isto se reflete no meu trabalho”, revela. Em suas palavras, reconhece a importância de ter “cambaleado” entre experimentações estéticas e de posicionamento até entender no que realmente acreditava. “Hoje eu sei qual é o meu estilo, conheço o meu público e reconheço a minha assinatura”, reforça o profissional, que está no mercado de arquitetura e decoração desde 2005, quando abriu seu primeiro escritório. De lá para cá, coleciona dez edições de Casa Cor Goiás e uma da franquia brasiliense, dentre muitas outras mostras.

Apoiado por uma equipe de alta performance, o designer conta que tem aprimorado a estruturação dos processos de trabalho do escritório. Isso revela um momento de reposicionamento consistente e assertivo do profissional, visivelmente consciente e satisfeito com os novos rumos que sua carreira está tomando. “O meu negócio é desenvolver projetos de arquitetura e design de interiores que valorizem a essência e promovam o bem-estar”, pontua Nando. Ele acredita que pautar seu trabalho por tecnologia, sustentabilidade ou qualidade já não é mais do que a obrigação dos profissionais do segmento. “Eu acredito que nós já passamos dessa fase, por isso, aqui nós buscamos a essência das pessoas e traduzimos isso em propostas autênticas”, explica.

A preocupação com a excelência, a inovação na técnica e com a exclusividade nos projetos passa também pela escolha dos parceiros, que, conforme Nando, são peças fundamentais no desenvolvimento do seu trabalho e, principalmente, na jornada do cliente. “Estes parceiros agregam um valor enorme nos resultados que eu entrego. Destaque para Paole, Vex Marcenaria, Mármores e Cia, MRJ Mármores, CRJ Esquadria, Aldeia Acabamentos, Summerflex, Projeto Luz, Edificare Construtora, Automatize, Multipedras, Aluflex, e GN Gesso”, homenageia o profissional.

Os grandes encontros profissionais permeiam a trajetória ascendente de Nando Nunes desde que se mudou para Goiânia, no final da década de 1990. Recém-chegado do Pará, logo recebeu um convite para trabalhar em uma loja de iluminação, onde fez seu primeiro projeto luminotécnico. “Eu não sabia que iria trabalhar com design de interiores e arquitetura, mas sempre soube que queria entregar beleza para as pessoas”, reflete o profissional, que já foi artista plástico.

Não é novidade que a idealização de um imóvel carrega a gestação de sentimentos e necessidades humanas. Por isso, cada entrega representa a realização de um sonho. Compreendendo isso, Nando Nunes tem se concentrado cada vez mais na qualidade do relacionamento com seus clientes, fazendo contato com a trajetória de cada um deles. “Para entendermos quem somos e para onde vamos, precisamos olhar e respeitar nosso passado. Eu preciso ter contato com a minha alma para conseguir fazer uma entrega verdadeira para o meu cliente. Se hoje eu entendo quem ele é de verdade, tenho um gasto saudável de energia no processo. Meus clientes têm histórias de vida muito bonitas e fazer essa conexão ajuda muito”, pontua.

Envolto em um ambiente que inspira maturidade e competência, segurança técnica, autenticidade, foco no ser humano e em resultados voltados ao bem-estar do indivíduo através de projetos exclusivos, Nando Nunes dá luz aos seus princípios estratégicos. É perceptível como a clareza no desenho, a missão, visão e valores já trazem energia ao profissional e sua equipe, para iniciar 2020 com novo posicionamento.

Aos 41 anos de idade, diz sentir-se mais centrado e sem excessos, ao mesmo tempo que mantém uma personalidade marcante e autêntica. A missão de Nando é clara: colocar arte e técnica a serviço da valorização da essência humana.

Na recepção, mármore e painel gabião de pedra. O teto ganhou lâmina natural de louro freijó (Foto: Edgard César)

Fluido, convidativo e integrado, o escritório ganhou muita arte e mobiliário que imprimem a estética proposta nos projetos de Nando (Foto: Edgard César)

Para a coleção de livros e objetos, o espaço recebeu prateleira planejada. Ao fundo, destaque para obra do artista plástico Marcelo Solá (Foto: Edgard César)

A sala de reunião ganhou cores claras, o que deixa o ambiente corporativo mais acolhedor (Foto: Edgard César)

O tampo da mesa leva a assinatura do profissional (Foto: Edgard César)

No lavabo minimalista, tons escuros predominam (Foto: Edgard César)

Studio Nando Nunes
Edifício New World
Avenida T-63, 1.296
Salas 1.316-1.318 e 1.319 - Setor Bueno
(62) 3434 4910 / 99191 8370
Matéria publicada na 44ª edição da revista Zelo*

Veja também