CASA - 08/07/2020

Região Leste ganha nova avenida

Com o nome de Parque da Cidade, via será entregue duplicada, iluminada, com um monumento a céu aberto e ligará cerca de seis bairros a uma nova centralidade


 Foto: Divulgação

O Grupo Toctao iniciou a construção de uma avenida que dará acesso a entrada principal para o Plateau d’Or, condomínio horizontal da região leste de Goiânia que vai criar um Hub Humano em Goiânia. Nomeada de Avenida Parque Cidade, ela terá aproximadamente um quilômetro de extensão, com pista dupla, amplo canteiro central, ciclovia e orla verde junto às calçadas. Será entregue com a estrutura de saneamento de água das chuvas e iluminação. 

A nova via chegará até a Avenida Mambaí, uma ligação que conecta as Avenidas Gameleiras e Alphaville Flamboyant. A primeira, chamada de Av. Olinda no Park Lozandes, é o endereço de importantes entidades como o Ministério Público Federal e é a principal do bairro por dar também acesso à BR-153. Já a segunda contorna os condomínios horizontais Alphaville Araguaia e Goiás e chega à GO-020, importante rodovia goiana que conecta a capital a cidades da região metropolitana, como Senador Canedo e Bela Vista, além de municípios do sudeste do Estado.

Com 1,6 milhões de metros quadrados, o Plateau D’Or está sendo implantado em um das últimas área disponíveis para desenvolvimento urbanístico residencial da região dos condomínios horizontais no leste da capital, onde é marcante a presença desses projetos - 17 segundo o mapa de Divisão de Região Administrativa (modo adotado pela Seplanh). Por isso, o residencial também incluiu um novo eixo de desenvolvimento para Goiânia. 

Além dos moradores do Plateau D’Or, a avenida dará acesso ao Hub Humano que será implantado na área externa ao condomínio, uma nova centralidade com 185 mil metros quadrados e opções de negócios, cultura, lazer, saúde e educação. Duas escolas de nível fundamental e médio já estão confirmadas para o local, além de um Helicenter. “Não tem nenhum projeto em Goiânia que dedicou uma área tão grande para uma centralidade e que poderá ser usufruída por toda comunidade”, destaca o gerente de desenvolvimento imobiliário do Grupo Toctao, Rafael Roriz. 

A obra trará consigo toda uma infraestrutura e design urbano apropriado para estimular a mobilidade a pé e a apropriação dos espaços pelas pessoas. “É um projeto urbanístico que vai marcar a região”, resume Rafael. A futura avenida receberá inclusive o Marco da Generosidade, um monumento a céu aberto para contemplação e inspiração da população. Ele será assinado pelo arquiteto mineiro Gustavo Penna, que se tornou conhecido nacionalmente por inúmeros projetos de requalificação nas cidades que consideram sua história, sua cultura e seus valores.

Posteriormente, do outro lado do condomínio horizontal, o Grupo Toctao também implantará a Marginal Leste. Ela ligará o Plateau d’Or e o Hub Humano à Avenida Acary Passos, que futuramente chegará a Avenida Leste-Oeste, de acordo com projeto de prolongamento da prefeitura de Goiânia. “A via dará vazão para os moradores e transeuntes da Região Leste da capital, desafogando o trânsito das Avenidas Jamel Cecílio, 136 e Marginal Botafogo e vai criar um fluxo alternativo para essa população”, ressalta Rafael. 

Broadway Malyan
O projeto de design urbano do Plateau D´Or é assinado pelo Broadway Malyan, escritório inglês de arquitetura mundialmente premiado. A estimativa de seus idealizadores é de que mais de 2.200 pessoas habitem o residencial, que contará com o total de 671 lotes, distribuídos em duas áreas de moradia e uma centralidade comercial.

A manutenção e proteção das matas se integram ao conceito proposto pelo projeto, onde o índice de massa verde será de, aproximadamente, 230m² por habitante, bem maior do que a média atual da capital, de 94m² por habitante – que já posiciona Goiânia como a cidade com 2º maior índice de área verde por habitante do mundo, conforme o levantamento da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), ficando atrás somente da cidade de Edmonton, no Canadá.

 

Veja também